Federação e maioria dos clubes planejam retomar jogos já no final desta semana

Está marcado para acontecer nesta segunda-feira, às 17h (de Brasília), o arbitral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) que tem como principal item da pauta a possibilidade de retomar o Campeonato Carioca já nesta semana. Os clubes vão se reunir por meio de videoconferência: Botafogo e Fluminense são contra o retorno da competição, enquanto a Ferj e todos os outros 12 clubes são a favor.

Essa é a pauta do arbitral desta segunda (15/06):

-Atestado de saúde da delegação dos clubes (passaporte) estabelecido no protocolo Jogo Seguro (fase 2): modelo, conteúdo e responsabilidade.

-Torneio Extra (§ 2º do art. 50 do REC).

-Substituições.

-Quantidade de atletas não profissionais.

-Inscrição e Registro (art. 21 e 36 do REC).

-Inscrição e Registro de atletas por associação diferente da que tenha jogado no mesmo campeonato.

-Assuntos pertinentes à conclusão do grupo Z.

-Outros assuntos pertinentes às partidas complementares do Campeonato Carioca passíveis de discussão por decisão preliminar favorável da maioria.

A ideia dos que são a favor do retorno do estadual é emplacar nesse arbitral a volta entre quinta ou sexta-feira dessa semana, com uma ou duas partidas disputadas por dia. Esse plano foi discutido de maneira mais detalhada em reunião extra-oficial no último sábado que não contou com a presença de Botafogo e Fluminense – ambos alegaram que tomaram conhecimento do fato pela imprensa. A “reunião surpresa” esquentou os ânimos para o arbitral desta segunda.

Se esse cenário for aprovado, por exemplo, a tendência é de que ele force a aplicação de W.O. (walkover, termo em inglês que significa “vitória fácil”) ao Fluminense. Isto porque, além do fato de não ter voltado aos treinos presenciais, a diretoria tricolor ainda sequer realizou os testes sorológicos em seu elenco, o que irá acontecer na terça-feira. Como os resultados do exame demoram uma semana para ficarem prontos, o clube não poderia ir a campo sem saber se tem jogadores infectados.

O Botafogo está mais avançado nesse quesito, mas é outro que não se vê confortável para retomar os trabalhos presenciais. O clube ainda não tem, oficialmente, data marcada de retorno ao Nilton Santos. Contudo, já realizou testes da Covid-19 que terão resultado nos próximos dias e instalou um túnel de bio-descontaminação no estádio, palco de treinos e jogos alvinegros.

Por sua vez, o Flamengo é o clube que há mais tempo está treinando no campo: desde o dia 20 de maio. O clube rubro-negro vem fazendo a testagem de elenco e funcionários uma vez na semana. No mais recente, na última segunda-feira, informou que não havia casos positivos de Covid-19. Já o Vasco, que vem treinando desde o início de junho em São Januário, 14 dos 16 jogadores que haviam testado positivo para coronavírus num primeiro momento se reapresentaram na terça, que foi quando o técnico Ramon Menezes contou com o elenco quase completo pela primeira vez. O clube trabalha com a possibilidade de enfrentar o Macaé no próximo sábado.

Dentre os pequenos, clubes como Bangu, Portuguesa-RJ, Madureira e Boavista também estão treinando há pelo menos uma semana. A Cabofriense, por sua vez, marcou a reapresentação do seu elenco para esta segunda-feira.

✠ ✠ ✠ Escreva um comentário ✠ ✠ ✠